Adriana Tozzi é bacharel em engenharia civil pela PUCPR (2000), mestre em engenharia pela UFRGS (2004), coordena um curso de engenharia civil Ead, é ilustradora, escritora, poeta e produtora de conteúdo para o Coletivo Marianas de artistas feministas em Curitiba.

Adriana divide suas produções artísticas em dois grandes grupos: “Arte intuitiva” e “Arte direcionada”.

Na arte intuitiva, trabalha principalmente aquarela e nanquim no canson e acrílica em tela. As vezes mistura tintas e se utiliza de canetas metálicas.

Nesta categoria, cria-se a partir de sentimentos, então quando ela trabalha cores fortes - como no caso da série Universo - tratam-se de imagens que surgiram em sonhos, e quando usa preto e branco, normalmente são situações em que expressa suas vivências, como é o caso da Série Nanquim.

Na arte direcionada, a artista usa Procreate, Canva e Instories para dar vazão aos conteúdos de autoria de mulheres que fazem parte do seu trabalho como produtora de conteúdo para o Coletivo Marianas. Vinculado pelo aplicativo Instagram, Adriana iniciou um projeto em 2021 de vincular nas redes o trabalho de artistas do coletivo com base no princípio de divulgar mulheres.

Produziu ilustrações para livros dos Coletivos Marianas, Vozes Escarlate e Oceânicas, todos sediados no Estado do Paraná mas com integrantes de doutros Estados brasileiros. Produz vídeos para redes sociais onde mistura imagens, música e sua voz, declamando poemas.

Parcerias

Coletivo Marianas
Coletivo Vozes Escarlate
Coletivo Oceânicas
Editora Donizela

Editora Anadara Brasiliana

Serviços

Arte Ilustrações Conteúdo para redes sociais